Vereadores aprovam projeto que proíbe uso de radar móvel em Blumenau

A Câmara de Vereadores de Blumenau aprovou nesta quinta-feira (4), em segunda votação, o projeto do vereador Jovino Cardoso Neto (Solidariedade) que proíbe órgãos de trânsito de Blumenau usarem radares móveis para fiscalizar a velocidade de veículos nas vias do município, mesmo estando o agente em pé ao lado da via pública.

O projeto foi apresentado em 2019 mas não havia sido votado em plenário na legislatura anterior. Agora, o vereador manifestou interesse de seguir com o trâmite da matéria. O projeto foi aprovado por unanimidade. A matéria deve ser votada em redação final na casa antes de seguir para sanção do prefeito Mário Hildebrandt (Podemos).

O autor do projeto, vereador Jovino Cardoso, agradeceu o apoio dos colegas e disse que acredita que os radares móveis eram usados de forma irregular, em horário comercial e configuravam o que chamou de indústria da multa. “Por que a fiscalização não era feita de madrugada, quando temos um alto índice de acidentes com vítimas?”, questionou.

O vereador Emmanuel Tuca (Novo) também justificou seu voto, dizendo que esse modelo de arrecadação não cumpre o objetivo para o qual foi criado, que é garantir a segurança no trânsito. “Não faz sentido alegar que a política de fiscalização com radar móvel seja sustentada pelo prisma da garantia da segurança no trânsito, quando na Lei Orçamentária Anual temos uma meta de arrecadação estipulada”, assinalou.

Compartilhar
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”

Um comentário sobre “Vereadores aprovam projeto que proíbe uso de radar móvel em Blumenau

  1. Almir Rodrigues

    Totalmente viável, radares móveis não são responsáveis pela diminuição de acidentes ou redução de velocidades. Lombadas elevadas, sim reduzem velocidades proporcionando menos acidentes. Jaraguá do Sul adotou as lombadas elevadas aprovadas inteiramente pelos usuários.

Comentários estãp fechados.