Seterb prepara programação especial para o início do Maio Amarelo

O mês de maio é marcado por um dos maiores movimentos mundiais de atenção pela vida, o Maio Amarelo. Este ano, a campanha completa uma década e a Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb) está preparando uma programação especial para marcar a data e chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.
Desde 2011, quando a campanha foi lançada, foram contabilizadas 44 vítimas e este número diminui consideravelmente ano a ano. Marco Rebello, coordenador da Escola Pública de Trânsito (EPT) adianta que no sábado, dia 1º de maio, a cidade amanhecerá diferente. “Blumenau avançou muito na redução de acidentes e óbitos, mas apesar dos esforços do poder público, sociedade civil organizada e forças de segurança, continuamos perdendo vidas no nosso trânsito. Porém, o nosso trabalho é para que algum dia, possamos zerar esta trágica estatística. E para chamar a atenção para estes números e homenagear estas pessoas, nossa equipe está preparando um ato simbólico”, afirma.
Maio Amarelo e a pandemia
Com a pandemia em 2020, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou o cancelamento das reuniões das câmaras temáticas e a Seterb suspendeu toda a agenda presencial do Maio Amarelo, que inclusive contava com a abertura nacional do movimento em Blumenau. A Seterb, por meio da Guarda Municipal de Trânsito  e Escola Pública de Trânsito, continuou realizando ações , como os cinturões noturnos, com o objetivo de coibir o consumo de álcool seguido de direção e diminuir o número de acidentes com vítimas, que refletem diretamente na ocupação dos leitos de UTIs nos hospitais. Além disso, foram realizadas palestras on-line, cursos, lives com a temática de segurança viária e trabalhos em parceria com demais secretarias, principalmente com as Secretarias de Saúde e de Educação.
Números de vítimas em Blumenau nos últimos 10 anos
Ano  Vítimas
2011   44
2012  35
2013  39
2014  41
2015  29
2016  20
2017  25
2018  21
2019  29
2020  21
Compartilhar
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”