Santa Catarina confirma primeira morte em humano por Febre Amarela em 2020

Imagem: Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde informou neste sábado, 7, que foi confirmada a primeira morte por febre amarela em Santa Catarina. O caso foi registrado em Balneário Camboriú.

O homem de 42 anos, começou a apresentar os sintomas da doença no dia 27 de fevereiro, mas procurou atendimento médico apenas no dia 2 de março, quando foi a óbito. Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC), o paciente não tinha registro de vacina.

Outros seis casos humanos de febre amarela já foram confirmados no estado neste ano, em Pomerode (2), Indaial, São Bento do Sul, Blumenau e Jaraguá do Sul. Todos os casos até agora são de homens jovens e sem registro de vacina.

Com relação aos macacos, o estado contabiliza 11 primatas mortos pela doença: Blumenau (3), Pomerode (2), São Bento do Sul (2), Gaspar, Indaial, Timbó e Jaraguá do Sul. Outros 122 casos continuam em investigação.

A Secretaria Estadual de Saúde reforça que a vacinação é a única forma de prevenir a doença. Todos os moradores de SC com mais de nove meses devem ser imunizados. A vacina é gratuita e está disponível nos postos de saúde.

Compartilhar
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”