Diante do significativo aumento de casos e óbitos do novo coronavírus, a Prefeitura de Blumenau anunciou neste domingo, 12, novas medidas restritivas para evitar a transmissão da doença. Entre as restrições está a suspensão do transporte coletivo por 14 dias, que passa a valer a partir desta terça-feira, 14. Missas e cultos também estão suspensos por duas semanas, em Blumenau.
O decreto que estabelece as novas medidas restritivas foi assinado pelo prefeito Mário Hildebrandt e já estão valendo. A exceção é a suspensão do transporte coletivo que começa a valer a partir de amanhã. As medidas tem validade por 14 dias, quando uma nova avaliação será feita para saber se haverá flexibilização, ou não.
Idosos
Está proibida ainda a circulação de idosos e pessoas que estão no grupo de risco, exceto para atividades consideradas essenciais. Ou seja, atendimento médico e compra de alimentos e medicamentos. O secretário Municipal de Saúde, Winnetou Krambeck, explica que a decisão foi tomada com base na taxa de óbitos, que é bem maior entre pessoas que estão nesses grupos.
Bares, restaurantes e similares
Outra medida restritiva anunciada foi a redução no horário de atendimento de restaurantes, bares e similares. Padarias, lanchonetes, bares e tabacarias devem encerrar o atendimento às 20h. Já para restaurantes e pizzarias o horário limite é 22h. Após este horário, a Prefeitura anunciou que vai intensificar a fiscalização na cidade, inclusive com blitze de trânsito. Quanto aos shoppings que também estavam registrando muitas aglomerações, o município estabeleceu que nos fins de semana o atendimento nesses locais só pode ser feito até às 15h de sábado, retornando apenas na segunda-feira.
Multas
Também foram ampliadas as aplicações de multa na cidade. Além da punição as pessoas flagradas sem máscara, que começou a valer no último sábado, a partir de hoje proprietários de imóveis onde forem constatadas aglomerações poderão ser multados. O valor poderá variar de R$ 213,51 a cerca de R$21 mil.
Números da Covid-19 em Blumenau
De acordo com o último boletim divulgado pelo município, desde o início da pandemia 4.248 pessoas foram infectadas pela Covid-19. Apenas nas últimas 24 horas foram confirmados 108 novos casos. Já o número de mortes subiu para 17. A última vítima foi uma mulher de 53 anos, portadora de comorbidades. O município também divulgou o índice de ocupação de leitos de UTI que está em 76%.