Praça do Cidadão de Blumenau atenderá de forma emergencial a partir desta terça

A Praça do Cidadão retomará o atendimento presencial de forma parcial e em caráter emergencial a partir desta terça-feira (14). Ainda assim, todos os serviços estarão disponíveis de forma eletrônica. A medida tem o objetivo de garantir o distanciamento social e seguir as regras estabelecidas para evitar o contágio da COVID-19, com uso de máscaras e álcool em gel 70%.

O atendimento presencial poderá ser agendado para retirada de documentos e processos em casos de comprovada necessidade. Documentos que não puderem ser enviados por e-mail, como plantas de imóveis e construções, por exemplo, poderão ser entregues em pacote fechado na Praça do Cidadão do Centro, contendo o número do processo.

Os agendamentos poderão ser feitos por e-mail ou Whatsapp, sendo no máximo cinco atendimentos por hora. O horário de funcionamento segue sendo das 8h às 17h. Os contatos para agendamento são pracacidadao@blumenau.sc.gov.br, para a Praça do Centro; pracagarcia@blumenau.sc.gov.br, para a Praça da Intendência do Garcia; pracanorte@blumenau.sc.gov.br, para a Praça localizada no Vale Auto Shopping; e pracavila@blumenau.sc.gov.br, para a Praça do Cidadão localizada na Via Itoupava. Os telefones para agendamento por whatsapp são 3381-6844 ou 3381-6845.

O contribuinte deverá indicar o nome completo da pessoa que irá presencialmente à Praça do Cidadão e o motivo pelo qual necessita do atendimento. Em caso de retirada de documentos e processos, o número do processo também deverá informado.

A confecção de carteiras de identidade ficará suspensa nesse primeiro momento. A retirada das carteiras já prontas poderá ser feita também por agendamento pelo e-mail da respectiva praça onde o documento foi feito.

Serviços online

A Praça do cidadão passará a atender todos os tipos de processos através do seu sistema Praça do Cidadão Web e através dos e-mails institucionais. O contribuinte poderá acessar serviços pela plataforma disponível no endereço https://www.blumenau.sc.gov.br/secretarias/praca-do-cidadao/pagina/web-praca-cidadao; bem como iniciar processos por meio do envio de documentos digitalizados, em formato .PDF, por e-mail. Havendo a documentação mínima para cada tipo de processo, o mesmo será protocolado e o requerente receberá o comprovante eletrônico.

Taxas

Todas as taxas de processo podem ser solicitadas através do e-mail pracidadao@blumenau.sc.gov.br, assim como o envio de seus respectivos comprovantes de pagamento.

Consulta de processos

Para consulta do andamento de processos requerente poderá acessar http://www.blumenau.sc.gov.br/grp/acessoexterno/programaAcessoExternoPortal.faces

Formulários e Requerimentos

Para download de formulários e requerimentos de processos o requerente poderá acessar a página

https://www.blumenau.sc.gov.br/secretarias/praca-do-cidadao/pagina/formularios-requerimentos-praca-cidadao.

Portal do Cidadão

O Portal do Cidadão permite a emissão de boletos referentes a impostos deste exercício e de anteriores; bem como serviços de consulta de situação fiscal municipal; Certidão Negativa de Débito (CND) de pessoas físicas ou jurídicas e exclusivas de imóveis; consulta imobiliária; processos de Alvará Sanitário de pessoas físicas ou jurídicas; consultas de viabilidade para estabelecer de pessoas jurídicas; emissão de alvará de localização de pessoas físicas ou jurídicas; entre outros. Pode ser acessado através do link https://www.blumenau.sc.gov.br/cidadao.

Nota Fiscal de Serviço Avulsa

Para emissão de nota fiscal avulsa, basta enviar e-mail para notafiscal@blumenau.sc.gov.br.

Arquivo Praça do Cidadão

Para consultas ao Arquivo Praça do Cidadão, um e-mail poderá ser encaminhado para arquivopraca@blumenau.sc.gov.br

Demais dúvidas e informações podem ser esclarecidas pelo telefone 3381-6981 ou pelo e-mail pracaweb@blumenau.sc.gov.br.

Fonte: Assessora de Comunicação/PMB

Compartilhar
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”