NEREU ENTREVISTA: Fernando Marcondes Penha, retinólogo

A maioria dos casos de cegueira é tratável quando diagnosticada precocemente. Segundo a Organização Mundial da Saúde, de 60% a 80% dos casos de cegueira são evitáveis, e só no Brasil, segundo o IBGE, são mais de 6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual.

Foi por esses índices que, em 2016, o Professor Doutor. Suel Abujamra, ex-presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, lançou a ideia de dedicar um mês inteiro para chamar a atenção da população sobre as doenças da visão. Surgiu então o abril marrom.

Abril, por ser o mês em que se comemora o Dia Nacional do Braile e marrom por ser a cor de íris mais comum nos olhos dos brasileiros.

Ouça a entrevista com Fernando Marcondes Penha, retinólogo, responsável pelo serviço de Retina no Botelho Hospital da Visão.

Compartilhar
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”