MEC lança novo sistema para avaliação da Educação Básica

Foto: Ilustrativa

O Sistema de Avaliação da Educação Básica completa 30 anos com o lançamento de uma nova versão. A prova será anual e aplicada para todos os anos e séries a partir do 2º do ensino fundamental. A ideia é trazer resultados com mais agilidade, informações mais precisas e por escola, para conseguir realizar intervenções pedagógicas com tempo mais curto. E com mais uma possibilidade de acesso ao ensino superior: o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seriado.

A reformulação consta em portaria assinada pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, e publicada nesta quarta-feira (6), no Diário Oficial da União. O Inepe, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que é vinculado ao Ministério da Educação, é responsável pela aplicação da avaliação.

A mudança é vista como uma significativa ampliação do sistema de avaliação. Atualmente o processo limita-se a estudantes dos 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio. Segundo o MEC, a medida busca aumentar o campo de atuação na redução das desigualdades e cumprir a principal diretriz da atual gestão do ministério que é o foco na educação básica.

Compartilhar
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”