Governador propõe injetar recursos do Estado para acelerar duplicação da BR-470

Fotos: Peterson Paul / Secom

O governador Carlos Moisés propôs ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, a injeção de recursos estaduais para acelerar a obra de duplicação da BR-470, entre Navegantes e Indaial, no Vale do Itajaí. A proposta foi feita durante uma reunião no Ministério da Infraestrutura, em Brasília, na tarde desta quarta-feira, 27. Segundo o governador, o modelo ainda está sendo estudado e será debatido também com a bancada federal de Santa Catarina, tanto na Câmara quanto no Senado. O objetivo é auxiliar o Governo Federal para que os serviços de ampliação da capacidade da principal rodovia do Vale ganhem mais agilidade.

“No caso da BR-470, o Estado utilizaria recursos próprios, por meio de um convênio (com o Governo Federal). O Estado poderia fornecer os valores para acelerar a obra em algum dos lotes, enquanto a União poderia focar em outra parte. Vamos estudar esse modelo juntamente com a nossa bancada federal, que é parceira no direcionamento de emendas, para investir nesta rodovia tão importante para os catarinenses”, afirmou o governador ao fim da audiência.

O ministro Tarcísio Gomes de Freitas destacou que a proposta é muito bem-vinda. Ele ressaltou que já há parcerias como essa ocorrendo em outras unidades da federação, como o Paraná.

“É uma ideia que agrada bastante. Essa proposta é muito bem recebida. Isso nos dá uma perspectiva de aumento do fôlego financeiro, que é o que nós precisamos para avançar mais na execução física. Estabelecemos como prioridade para Santa Catarina neste ano as BRs 280, 470 e 163. Queremos avançar a passos largos na duplicação da BR-470, de Navegantes a Blumenau, e será muito mais fácil de cumprir nosso objetivo se tivermos esse apoio”, destacou o ministro.

O governador lembrou ainda que o Estado já vem investindo na duplicação do trecho estadualizado da BR-280, entre Guaramirim e Jaraguá do Sul. Sobre a BR-163, o chefe do Executivo estadual se colocou à disposição para ajudar como for possível na revitalização do trecho entre São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira.

Compartilhar
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”