Concurso Brasileiro de Cervejas inicia julgamentos

Foto: Daniel Zimmermann

O período de julgamento da nona edição do Concurso Brasileiro de Cervejas (CBC) começa nesta segunda-feira (8) de março. Especialistas em cerveja reúnem-se na Vila Germânica, em Blumenau, para definir as marcas vencedoras. Os jurados vão escolher os três primeiros colocados em 154 categorias. Foi elaborado um completo protocolo de segurança sanitária, para proteger participantes e equipe de organização. O julgamento não é aberto ao público.

O CBC 2021 contará com a participação de 467 cervejarias de todo país, que inscreveram 3.162 rótulos para a competição. Ainda não está definido o tempo que será necessário para fazer o julgamento de todas as amostras recebidas. E a revelação dos vencedores ocorre em uma cerimônia virtual, em data a ser agendada e com transmissão ao vivo via Zoom, Facebook e YouTube.

“Trata-se do maior concurso de cervejas da América Latina e um dos maiores do mundo. A realização desta edição é resultado de um esforço coletivo do setor. As marcas que saírem premiadas do concurso contam com um valioso incentivo para vendas e projeção de novos rótulos, fortalecendo toda a cadeia produtiva em um momento tão delicado como o que enfrentamos desde o início do ano passado”, explica Develon da Rocha, presidente da Associação Blumenauense de Turismo, Cultura e Eventos (Ablutec), que organiza o concurso.

Fernanda Bressiani, coordenadora técnica do CBC pela Escola Superior de Cerveja e Malte, lembra que além da premiação, as avaliações e comentários dos juízes ficam disponíveis para que os inscritos possam melhorar os seus processos produtivos. “O intuito é que o Concurso Brasileiro de Cervejas apoie uma evolução continuada dos produtos brasileiros”, destaca.

Protocolos de segurança

Todos os participantes da organização e jurados do CBC devem cumprir as regras do protocolo de segurança estabelecido para o período. O uso de máscaras é obrigatório, assim como o distanciamento e a aplicação de álcool em gel nas mãos sempre que possível. Todos passarão por um teste de Covid-19 no primeiro dia de julgamento e a temperatura será aferida diariamente. Caso algum envolvido apresente qualquer sintoma, passará por novo teste.

O Festival Brasileiro da Cerveja e a Feira Brasileira da Cerveja, que também estavam previstos para ocorrer em março deste ano, foram adiados e já têm nova data: serão realizados entre os dias 9 e 12 de março de 2022, na Vila Germânica, em Blumenau (SC), quando ocorrerá também a décima edição do Concurso Brasileiro de Cervejas.

O Concurso Brasileiro de Cervejas é uma realização da Associação Blumenauense de Turismo, Cultura e Eventos (Ablutec) com a coordenação técnica da Escola Superior de Cerveja e Malte, patrocínio da Agrária Malte e apoio da Lojas Memo.

Compartilhar
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”