Foram meses e meses de discussão e planejamentos para que a Liga Ouro se tornasse realidade para o basquete de Blumenau. E após uma reunião na semana passada, o retorno ao cenário nacional foi concretizado, e agora, faltam apenas alguns detalhes para o anuncio oficial. Na próxima quinta-feira (25), representantes da Apab e da Federação Catarinense fazem uma reunião para selar a parceria.
Blumenau vai disputar a Liga Ouro, competição que é considerada a segunda divisão do basquete nacional, abaixo apenas do NBB. Na última temporada, o Vasco da Gama, equipe com tradição no esporte, participou da mesma competição e conseguiu o acesso à elite. Para fazer uma disputa de igual para igual com os rivais, a Apab deve contratar pelo menos mais três atletas. Um norte-americano, que está quase fechado, e também outros dois jogadores para as posições de ala e pivô.
Para ajudar nos custeios, a Federação Catarinense de Basquete deve repassar R$ 100 mil para Blumenau. Além disso, a expectativa da diretoria é assinar outros dois contratos com grandes empresas da cidade, para não haver a possibilidade de uma desistência no meio da competição, que inicia em janeiro de 2017.
Atualmente Blumenau participa do Campeonato Catarinense de Basquete, onde é o atual bicampeão, e terminou o primeiro turno da primeira fase em terceiro lugar (o que classificaria para a segunda fase). Além da Apab, Joinville e Brusque também devem competir a Liga Ouro.