Apenas 35% dos idosos com 90 anos ou mais fizeram agendamento para vacinação contra Covid-19

Foto: Marcelo Martins

Na última terça-feira (9) Blumenau disponibilizou o agendamento para vacinação de idosos de 90 anos ou mais. Porém o número de pessoas que efetuou o agendamento ainda é baixo. Até a tarde desta quarta-feira (10), a Secretaria da Saúde registrou apenas 344 agendamentos deste grupo prioritário. A estimativa, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), é vacinar 985 pessoas nessa faixa etária na cidade.

Para a médica Infectologista, Dra. Luisa Andrea Torres Salgado, a menor procura pela vacina por este grupo pode ter origem multifatorial. “Por se tratar de vacina que foi disponibilizada recentemente surgem dúvidas por parte de algumas pessoas em relação ao imunizante, sua eficácia, contraindicações, além de receio por reações adversas pós-vacinação”, afirma a doutora.

A especialista lembra que as vacinas contra a Covid-19 oferecidas no momento passaram por testes rigorosos e seu uso foi autorizado pelo órgão regulador brasileiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Como agendar a vacina

O agendamento pode ser feito no site da Prefeitura de Blumenau, pelo aplicativo Pronto Mobile e também pelo Alô Saúde, no telefone 156 (opção 2). Após receber a primeira dose da vacina, ao final do atendimento, automaticamente o sistema agenda o retorno para a segunda imunização, dentro do prazo adequado de retorno.

Idosos acamados deste grupo

Os idosos com 90 anos ou mais que estejam acamados devem ligar no telefone 156 (opção 2) para sinalizar a necessidade de receber uma equipe da Secretaria de Promoção da Saúde em casa para a vacinação. Até agora, 52 pessoas acamadas solicitaram a vacina.

Compartilhar
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”