Nos dias de hoje ninguém está livre de se sentir desanimado com o trabalho que realiza, mas tentar recuperar a motivação é fundamental.Não é difícil encontrar funcionários que, por qualquer motivo que seja, acabam desanimando do trabalho que realizam na empresa. Muitas vezes alguma situação inesperada faz com que você se sinta inseguro, os objetivos e metas propostos deixam de ser claros e tudo que você tem vontade de fazer é largar tudoi e voltar para casa. Perder a motivação no trabalho é um problema que pode acontecer com qualquer pessoa, o que você precisa é saber como recuperá-la de maneira que seu rendimento volte a ser o melhor possível.
Deixo uma dicas para você viver melhor em seu trabalho:
1- Aceite o problema
É muito mais fácil dizer do que fazer isso, mas você precisa encarar a realidade. Procure o fator que vem deixando você desanimado e pense em como você poderá resolvê-lo. É importante ter a consciência de que essa é uma fase passageira e de que tudo vai melhorar. Uma boa maneira de aceitar o problema é se manter grato pelo que você já tem e ver situações positivas mesmo nas menores coisas, como um elogio de um colega a um trabalho realizado.
2-Faça o que gosta
Tente encontrar tempo para fazer algo que você gosta todos os dias. Mesmo que sejam apenas 5 minutos, dedique-os a cuidar de si mesmo, com o que quer que seja que te faça bem: ler um capítulo do seu livro favorito, ouvir uma música que te deixe feliz, ver um filme ou o que quer que seja. Para que sua vida não se torne repetitiva – o que pode te desanimar ainda mais – faça uma lista com todas as coisas que te agradam e escolha aleatoriamente o que você vai fazer naquele dia.
3- Descanse e reflita
Esqueça a ideia de ir para todos os lados, fazer tudo o que você quer ou precisa em um curto período de tempo. Muitas vezes a desmotivação no trabalho vem do simples cansaço físico e mental. Aproveite esse momento para descansar. Reserve os seus tempos livres para parar e pensar no que você tem feito e em como isso vai ajudá-lo a alcançar seu objetivo. Reveja todas as suas metas, anote objetivos novos e como você poderá fazer para alcançá-los.
4- Reveja seus projetos atuais
Pense em todos os projetos que você vem comandando no trabalho. Você estava animado para assumir todos eles? Eles estão se encaminhando de acordo com os seus propósitos? Lembre-se que suas ações e objetivos só são úteis se te deixam mais perto de onde você pretende chegar. Por isso é fundamental que você decida em qual ponto do caminho você se encontra e como vai usar seus projetos para chegar mais perto do objetivo final.
5- Inspire-se
Lembre-se, a todo momento, porque é tão importante para você finalizar aqueles projetos. Guarde fotos, recortes de jornal e qualquer outra coisa que tenha relação com o seu projeto. Uma vez que você saiba exatamente porque a conclusão dele é tão importante para você, qualquer problema se torna um simples obstáculo a ser ultrapassado.
Seja feliz e não desanime nunca.
Abraços
Nadia Helena Uller