Você Sabe Como Se Quebra Uma Empresa?

Muitos empresários me perguntam quais os maiores erros de uma empresa e como pode chegar ate a quebrar.

Confesso que não é difícil quebrar uma empresa é algo muito fácil para quem não sabe como administrar, na maioria das vezes a empresa inicia já quebrada sem que os proprietários saibam.

Abaixo especifico 10 sintomas de como podemos quebrar uma empresa.

1 – Não ter um plano de negócios

Talvez este seja um dos principais erros por ser um passo fundamental antes de abrir a empresa. A falta de um plano de negócios pode levar você a tomar decisões erradas tanto financeiramente e perda de tempo, um plano de negócio bem desenvolvido faz com que você tome mais conhecimento do negócio, resulta em uma análise mais profunda de sua viabilidade.

2 – Desconhecer o mercado que irá atuar

Muitas pessoas acabam por deixar seu emprego para empreender, nada contra apoio esta decisão, porém deve-se tomar cuidado com o nicho de mercado, não é porque seu primo lá na Bahia está ganhando dinheiro vendendo água de coco que você vai abrir o mesmo negócio em Porto Alegre que vá ganhar dinheiro também.

3 – Misturar as finanças da empresa com as pessoais

Você deve manter sempre bem claro que suas finanças pessoais são uma coisa (Pessoa Física), e da sua empresa é outra (Pessoa Jurídica). Considere que você é um colaborador de sua empresa com um pró-labore estipulado. Não confunda pró-labore com o lucro da empresa. É normal as empresas terem vantagens em empréstimos e benefícios de compra de carros e outros equipamentos, porém não utilize desta vantagem para benefício próprio, você tem que focar na empresa antes de qualquer coisa, gerar lucros e destes lucros fazer seus investimentos pessoais.

4 – Contratar pessoas sem competência necessária

Este também é um dos erros mais graves e ocorre muito quando se contrata amigos e familiares para cargos de confiança e responsabilidade, sem que os mesmos estejam preparados para isso.

Seja qual for atividade dentro da empresa seja administrativa ou na produção o colaborador deve este ser capacitado para isso.

Erros na produção podem ser diagnosticados e reparados rapidamente, já erros administrativos são mais difíceis de diagnosticar e quando se descobre já está crônico com pequenas chances de ser reparado. Tenha em mente que a empresa precisa sobreviver, e no mundo competitivo que vivemos temos que ter os melhores à frente dos cargos chaves da empresa.

5 – Não estabelecer metas aos colaboradores

Não estabelecer metas aos gestores e colaboradores pode ser também um erro, pois é através destas metas que você conseguirá tornar sua empresa mais eficiente e competitiva. Metas são essenciais para o ser humano, metas ajudam a desenvolver novas habilidades das pessoas o que vai refletir na qualidade de produtos e serviços de sua empresa.

6 – Tomar decisões sem planejamento e conhecimento dos riscos

Este erro é muito comum entre pequenos empresários principalmente aqueles que não têm certo grau de conhecimento sobre administração de negócios. Decisões precipitadas e falta de planejamento pode gerar prejuízo enormes e deixar sequelas por muito tempo na empresa. Erros na tomada de decisão principalmente quando envolve recursos financeiros pode afundar a empresa em dívidas atrapalhando resultados e gerando prejuízos.

7 – Tomar empréstimo e fazer financiamento sem receita suficiente para pagar.

Fazendo um gancho do tópico acima a falta de planejamento, mais a tomada de decisão precipitada, somada com um financiamento sem uma análise profunda sobre retorno suficiente para arcar com estes investimentos é um erro grave. Muitas empresas com poucos meses de existência acabam entrando em grandes financiamentos de máquinas sem que se tenham dados sobre vendas e como anda o mercado. Muitas delas compram máquinas que ficam meses paradas, ociosas não rendendo o suficiente para que ela mesmo se pague.

Tendo necessidade de investir em máquinas faça um bom planejamento e levante todos os custos, lembre-se máquinas mesmo que financiadas tem que ser paga. Assuma a compra de novos equipamentos quando você não tiver mais como estender turnos, maquinas são feitas para trabalhar 24 horas, é mais vantagem você ter uma máquina trabalhando em três turnos contratando mais dois colaboradores do que você desembolsar milhares de reais para comprar três máquinas para trabalhar 8 horas por dia e ficar 16 horas desligada. Tenha em mente que dependendo do valor do equipamento é viável a aquisição de mais equipamentos do que gerar horas extras, por isso é de extrema importância colocar tudo no papel.

8 – Perder o respeito pelos seus colaboradores

Perder o respeito com seus colaboradores pode ser muito prejudicial para o sucesso do negócio, é como perder o respeito com sua esposa ou esposo, isso gera descontentamento das partes e acaba trazendo uma série de problemas, e com isso o fraco desempenho e prejuízos significantes. Seu colaborador também é seu cliente (interno), pois é seu principal aliado e deve ser valorizado e respeitado sempre.

9 – Colocar todos os ovos em uma cesta só

Tenha cuidado em colocar todos os ovos em uma cesta só, ela pode quebrar e você prejudicar o negócio. Realizar investimentos ou aquisições pensando em apenas um determinado cliente ou segmento pode ser perigoso e deve ser feito com bastante cautela.

10 – Achar que sabe tudo e pode tudo

Este talvez seja um dos piores erros que um empresário ou alguém que queira começar a empreender pode cometer. Achar que sabe tudo e pode tudo, pode levar você à falência mais rápido que você imagina.

Você pode se um expert em várias áreas mais com certeza alguma área você não terá um bom desempenho e seu ego falará mais alto, cometerá vários erros que irá prejudicar a empresa.

Achar que pode tudo também é péssimo pensamento, apesar do Brasil ter falhas em suas leis uma hora você pode achar pode dá um jeitinho e resolver as coisas, porém não está tão fácil assim. As leis trabalhistas estão mais rígidas e o governo está e cima com fiscalização de tributos e impostos, um exemplo é a Nota fiscal eletrônica que está fechando todo o sistema para que não escape nenhum centavo.

Temos sempre que agir com responsabilidade e transparência, pois administrar uma empresa mesmo que pequena com apenas um colaborador não é brincadeira e muito menos tarefa fácil. Se for uma média ou grande empresa, lembre-se de que você é responsável por dezenas ou centenas de pessoas que dependem dela para sobreviver.

Trabalhe com seriedade e seja humilde para discutir com todos da empresa desde o faxineiro até o mais alto executivo. Saiba a hora de passar o bastão para quem realmente tem competência de dar continuidade ao negócio e valorize seu colaborador e seu cliente acima de tudo.

Abraços

Nadia Helena Uller

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