VOCÊ FALA DEMAIS?

Uma dica importante para ter sucesso na vida, seja no emprego ou em um relacionamento, é saber comunicar-se bem e se expressar da maneira adequada, sendo o mais claro e objetivo possível.

Entretanto é preciso ter um pouco de cuidado, porque “se comunicar bem: não é a mesma coisa que falar bastante. Seja por personalidade extrovertida ou pura e simplesmente pela falta de bom senso, pecar pelo excesso, nessa situação, pode ser algo que comprometa alguns benefícios.

Risco de quem fala demais

As pessoas que falam demasiadamente podem acabar sendo julgadas de maneira incorreta, e podem receber o título de:

Exibidos

Geralmente quem fala demais acaba ouvindo de menos, e tal atitude pode passar a impressão, para as outras pessoas, de que o matraca é arrogante e egocêntrico. Na maioria das vezes a conversa é praticamente um monólogo, e para poder dizer algo é necessário esperar a pessoa parar para pegar fôlego.

Para piorar a situação, além de parecerem ser muito chata, as pessoas que falam em excesso podem acabar fazendo declarações impróprias, e ainda se vangloriarem em demasia. Pessoas prolixas tendem a não aceitar o outro como ele realmente é, além de acreditar que tudo o que diz é o certo e o que não existe importância no que o outro sente.

Inconvenientes

Como esse tipo de pessoa geralmente não fica atento ao que acontece ao seu redor, alguns falantes em excesso podem se mostrar bastante inconvenientes, justamente por não terem prática em exercitar a empatia.

O resultado acaba sendo conversas sobre temas indevidos em situações inadequadas e, especialmente, a ocupação da maior parte do tempo de terceiros. As bolas foras costumam ser inúmeras e completamente constrangedoras (para os outros, porque, na grande maioria das vezes, ele nem se dá conta).

A pessoa que possui uma compreensão melhor sobre a vida e sabe o que quer, é focada e compreende a necessidade de dizer as coisas certas nos momentos mais propícios. A pessoa que é inteligente sabe ouvir e consegue perceber as oportunidades através do exercício da observação e análise das situações.

A dica para saber a hora de falar menos é se policiar durante um diálogo e ficar atento para as perguntas do interlocutor, pois se ele deixar de questionar ou, na pior das hipóteses, não dizer mais nada, é preciso tomar cuidado e repensar as atitudes.

Abraços

Nadia Helena Uller

Compartilhe

PinIt
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”