O uso de insulfilm começou a ser fiscalizado pela Guarda de Trânsito e Polícia Militar de Blumenau. Durante as abordagens os agentes constatam a intensidade de luminosidade através dos vidros dos veículos. Os carros com películas mais escuras do que o permitido são multados.
Este tipo de fiscalização é uma novidade e só é possível porque a PM recebeu um equipamento que mede a intensidade. Conforme o diretor de Trânsito do município, Lúcio Beckhauser, o uso de produto inadequado pode prejudicar a condução do veículo, já que a película mais forte pode dificultar a visibilidade do retrovisor em locais mais escuros e o motorista não perceber a presença de pedestres e ciclistas. Além disso, dificulta a identificação do condutor e ocupantes em abordagens.
Para os vidros laterais dianteiros o limite é de 70% de visibilidade. Já os vidros laterais traseiros podem ser mais escuros com até 28% de visibilidade. O uso de película irregular é considerado uma infração grave que gera multa de R$ 127,00 e cinco pontos na carteira de motorista.
O produto precisa ser retirado do veículo para que ele possa voltar a circular. O proprietário pode fazer isso na hora da abordagem ou optar pela retenção do documento com prazo de 48h para retornar com o veículo regular. Segundo o diretor de Trânsito a regra também vale para carros oficiais.