Os vereadores de Blumenau aprovaram requerimento convocando a secretária de Educação, Patrícia Lueders e solicitando a Delegacia de Combate à Corrupção da Polícia Civil cópia do inquérito que investiga suposta fraude na merenda escolar. O presidente do Conselho Alimentar Escolar também será convidado.
O suposto esquema foi conhecido após a operação Agricultor Fantasma na quarta-feira (21). Segundo a polícia, produtos dos kits distribuídos nas escolas municipais durante a pandemia eram superfaturados e alguns agricultores não produziam os alimentos como determinava a chamada pública. Os vereadores também decidiram que a Comissão de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, vai chamar o funcionário público supostamente envolvido no esquema para prestar esclarecimentos.
Já a Prefeitura de Blumenau informou que segue apurando as supostas irregularidades. Reforçou que assim que tomou conhecimento do caso, o prefeito municipal determinou a instauração de sindicância interna e exonerou o servidor público citado na investigação.
Ainda segundo o governo, a Controladoria Geral do Município realizará auditoria em todos os contratos relacionados à compra de produtos da agricultura familiar, para assegurar a probidade administrativa e a continuidade do programa, que é um importante gerador de renda e manutenção dos produtores rurais no campo.