O Vereador Sylvio Zimmermann (PSDB) deve apresentar um anteprojeto de lei para concessão de terminais urbanos para a iniciativa privada. O objetivo é que empresas possam administrar, manter e conservar os espaços destinados a receber os usuários do transporte coletivo.
Segundo o anteprojeto apresentado, a empresa concessionária poderá explorar comercialmente, de forma direta ou indireta, toda a área do terminal urbano. Tudo isso, claro, sem sobrecarregar o sistema e, consequentemente, impactar no preço da passagem do transporte coletivo. A sugestão do vereador deixa claro também que o processo de concessão precisa passar por licitação.
Em seu discurso na tribuna, durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 11, Zimmermann disse que o município gasta R$140 mil por mês na manutenção dos terminais, ou seja, R$ 1,68 milhões por ano. Apesar do valor investido o vereador acredita que os terminais não têm a manutenção adequada e a concessão ajudaria muito.
A indicação do anteprojeto irá para votação no plenário da Câmara de Vereadores na próxima terça-feira, dia 16. Se aprovado, vai para o gabinete do prefeito para a formulação do projeto de lei. Após esse trâmite, ele retorna para a Casa Legislativa, passa pela análise das comissões, é votado em Plenário e novamente retorna para a sanção do chefe do Executivo.
Seterb já estuda modelo de concessão dos terminais
Após o anuncio do anteprojeto do vereador Sylvio Zimmermann (PSDB), o presidente do Seterb, Marcelo Schrubbe falou sobre o assunto, ele disse que já existem estudos para a concessão do terminais e também da rodoviária de Blumenau. De acordo com Schurubbe, as estações podem ser melhor exploradas e oferecer um serviço de melhor qualidade.
Ouça e entrevista com o vereador Sylvio Zimmermann (PSDB):
Ouça a entrevista com o presidente do Seterb, Marcelo Schrubbe: