A vacinação gratuita contra a gripe vai começar neste sábado (23) em Blumenau. O anúncio foi feito pelo prefeito Napoleão Bernardes na manhã desta sexta-feira. A campanha nacional estava prevista para começar no dia 30, mas foi antecipada em Santa Catarina para segunda-feira e em Blumenau o início foi adiantado um pouco mais.
Neste sábado os ambulatórios gerais estarão abertos de 8h às 17h para atender gestantes, mulheres que deram a luz recentemente, idosos, trabalhadores da saúde, crianças menores de cinco anos e portadores de doenças crônicas, que têm direito a vacina. A meta é vacinar 85% do público alvo.
Blumenau tem direito a 107 mil doses e 45 mil já foram entregues pelo Ministério da Saúde. Segundo a Secretaria de Saúde, o restante deve chegar na próxima semana, já que no sábado, dia 30, acontece o dia D da campanha. Entre as crianças são cerca de 20 mil que precisam ser vacinadas e gestantes e mulheres que deram a luz recentemente são 7 mil pessoas. Os doentes crônicos fazem parte do maior grupo prioritário com cerca de 47 mil pessoas que têm direito de tomar a vacina, seguidos dos idosos com 33 mil.
A partir da próxima segunda-feira todas as unidades de saúde com salas de vacinação estarão aplicando as doses até o dia 20 de maio, quando encerra a campanha nacional organizada pelo Ministério da Saúde. O atendimento nos ambulatórios gerais será das 7h às 21h. A cidade de Blumenau contabiliza cinco mortes por gripe A, 32 casos confirmados e 38 pessoas internadas, sendo 7 em UTIs de hospitais.