Transporte coletivo volta a funcionar nesta segunda-feira em Blumenau

Foto: Ilustrativa/Internet

Blumenau retoma nesta segunda-feira (15), o serviço de Transporte Coletivo na cidade. O funcionamento está vinculado a obrigatoriedades e cuidados sanitários por parte dos usuários, funcionários, empresa de transporte e Secretaria de Trânsito e Transportes. As medidas visam incentivar as ações no combate ao Coronavírus (Covid-19), bem como garantir ações de segurança como uso de máscara, higienização das mãos e o distanciamento.

A retomada do transporte coletivo também levou em conta a testagem de todos os trabalhadores da Blumob, garantindo mais segurança para os usuários. Dos 1.051 funcionários que já realizaram os exames ao longo da semana, 35 testaram positivo, sendo que cinco já passaram o período de isolamento e foram considerados recuperados e outros 30 profissionais ficarão afastados sob o monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde.

Entre as obrigatoriedades estabelecidas está a redução em cada viagem do número de passageiros em 60% da capacidade dos ônibus. As linhas também operarão em escala diferenciada. De segunda a sexta-feira em horário normal, aos sábados até 15h e aos domingos e feriados o serviço fica suspenso. As linhas exclusivas para os trabalhadores da saúde, que funcionam desde o início da pandemia, seguem normalmente. As tabelas com linhas e horários serão disponibilizadas no site da empresa BluMob, no aplicativo e nas plataformas dos terminais.

Todos os terminais terão dispensers com álcool em gel 70%, pias para garantir a higienização das mãos. Os ônibus deverão circular com as janelas abertas e também terão álcool em gel. Outra medida será a sinalização de solo para o distanciamento físico nos terminais, sendo obrigatório o respeito das delimitações.

Além disso, o sistema de cobrança da passagem será feito apenas por cartão e não será permitido o uso de dinheiro dentro dos ônibus. O objetivo é evitar o contato entre usuário e cobrador. O dinheiro será aceito apenas para acesso aos terminais e para o pagamento das recargas nos cartões. A diferença, nesse momento, é que todos os cartões da modalidade Vale Transporte passam a aceitar recarga comum.

Novos usuários de cartão

Para as pessoas que não possuem um cartão da modalidade Vale Transporte, estas poderão fazer a solicitação de um cartão comum pela internet. O requerimento poderá ser feito pelo site da empresa e retirado em 48h em qualquer um dos seis terminais ou na central de atendimento, conforme a escolha durante o cadastro.

Medidas de controle

Como medida de controle serão feitas reavaliações diárias do percentual de operação para ajustes constantes, que podem ser feitos para mais ou para menos, conforme a demanda. Para garantir que as obrigatoriedades sejam cumpridas e que o acompanhamento seja feito para possíveis ajustes, os terminais serão fiscalizados constantemente por fiscais da Administração Municipal e gestores da operação. Além disso, uma equipe de segurança do trabalho da empresa irá atuar constantemente nos terminais para garantir a segurança dos funcionários.

Fonte: Assessoria Comunicação PMB

Compartilhar
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”