Sistema de monitoramento no morro do Coripós deve funcionar em três semanas

Foto: Rodrigo Vieira / RNR.

O sistema de monitoramento no morro do Coripós que vai detectar a movimentação do solo começou a ser instalado nesta quinta-feira (19). Uma centena de sensores denominados prismas de reflexão serão distribuídos pela região com o objetivo de alertar a Defesa Civil e a comunidade sobre a possibilidade de deslizamentos.

O projeto acontece em nove cidades do país e é desenvolvido pelo Cemaden Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais. Segundo o pesquisador e doutor em engenharia geotécnica Rodolfo Moreda Mendes, mesmo movimentações muito pequenas serão detectadas pelo sistema.

A previsão é terminar a instalação em três semanas. A partir daí as informações passam a ser enviadas a uma central robotizada na Secretaria de Desenvolvimento Regional e emitidas ao Cemaden.

Compartilhe

PinIt
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”