Esta semana resolvi falar sobre o que esta acontecendo em muitas empresas no Brasil,colaboradores que se sujeitam a roubar dinheiro da empresa que trabalham.
Na grande maioria,essas pessoas roubam pois estão endividadas e desesperadas para pagar as contas e acabam não medindo esforços para que o dinheiro venha ate ele de forma mais facil.
Como a grande maioria das empresas não sabe fazer um controle de caixa,deixa a vontade,isso acaba sendo um prato cheio para que o colaborador utilize esta brecha para roubar.
Empregados desonestos são um dos maiores desafios que qualquer negócio tem de enfrentar. Como administradora e empresária, muitas vezes é possível notar certas discrepâncias durante o fechamento de caixa. Isso pode ser um indício de que há algum funcionário desonesto na empresa.
Vou deixar umas dicas se como se proteger desta situação:
- Não diga a seus funcionários que há um desonesto entre eles. Você pode acabar acusando alguém injustamente e gerar uma série de fofocas entre seus funcionários.
-
Observe e tente descobrir quais são os dias e turnos que mais apresentam discrepâncias no fechamento de caixa. Isso poderá dar indícios do horário de trabalho do funcionário desonesto.
-
Uma vez que você já conhece os horários em que o funcionário desonesto trabalha, prepare a armadilha. Instale câmeras de vigilância (é possível comprar câmeras a um bom preço pela internet). Essas câmeras devem ser escondidas ou colocá-las de uma forma que o colaborador não perceba. Normalmente elas permitem a conexão a um monitor em uma sala remota ou permitem o monitoramento via web. Agora você está apto a descobrir quem é seu funcionário desonesto monitorando do seu caixa , cofre, ou qualquer outro lugar desejado. É recomendável ter alguém para fazer esse monitoramento em tempo real. Dessa forma, na ocorrência de alguma irregularidade, é possível confrontar o funcionário imediatamente. Se não for possível, você terá as gravações da câmera para provar, caso o funcionário negue o crime quando você chamar a polícia.
-
Confronte o funcionário imediatamente após o roubo. Recomenda-se chamar a segurança ou a polícia, ou um advogado ou alguém junto com você ao confrontar o funcionário. Se for possível fazer isso no escritorio,longe dos outros colaboradores. Se possivel mostre o registro das câmeras,caso ele negue.
-
Decida como deseja lidar com a situação. Além de demitir o funcionário, talvez deseje fazer um boletim de ocorrência contra ele. Isso pode levar tempo e demandar algum esforço que não trará seu dinheiro de volta. Determine se vale ou não a pena gastar seu tempo com isso.
Empresários fiquem espertos com seus colaboradores.
Abraços
Nadia Helena Uller