No meu dia a dia como consultora,encontro e conheço diversos tipo de perfis de pessoas.Mas nesta semana vou escrever um pouco sobre o colaborador imaturo.
Muitas pessoas são conhecidas como pavio curto, estourados, ou de personalidade forte, mas esse defeito que põe medo em muita gente é a mais pura imaturidade emocional. Isso significa que a pessoa não desenvolveu a sua inteligência emocional, que se forma aos sete anos de idade. É por esse motivo que a pessoa apresenta comportamento infantil, mesmo quando adulto.
Essas pessoas não sabem como lidar com frustrações, perdas e dissabores da vida. Quando contrariadas agem de uma maneira estúpida e grosseira, comportam-se como crianças, ficam irritadas, alteram o tom de voz e se agitam. Irritam-se com as mínimas coisas, estão sempre à flor da pele.
Culpam sempre os outros pelos seus erros e estão sempre prontos para fazer críticas, também são pessoas egoístas, não pensam no mal estar que causam nos outros, como se todos fossem obrigados a suportar seus caprichos, como crianças fazem com seus pais. A falta de autocrítica faz com que muitos desses indivíduos carreguem essa característica pelo resto da vida e continuem sendo analfabetos emocionais. Somente com o amadurecimento emocional é possível mudar essa característica, as circunstancias da vida podem nos ensinar muito, mas em alguns casos ajuda psicológica poderá ser de grande valia.
O importante é sempre ajudar esse colaborador a enxergar que ele está errado e que conviver com ele não é facil,conversar de uma forma civilizada e ter muita paciencia.
Fica a dica.Uma excelente semana
Nadia Helena Uller