Os fiscais do Seterb, Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau, começaram nesta quinta-feira, 26, a fiscalizar o cumprimento da tabela especial de horários de final de ano estabelecida para o transporte coletivo urbano entre os dias 26 de dezembro e 3 de janeiro. Segundo a autarquia, a tabela tem como objetivo equalizar a baixa demanda do período com a necessidade dos usuários, muito especialmente os que trabalham no comércio e na indústria de Blumenau.
Os horários especiais de final de ano consideram o horário do comércio e de indústrias do município que não param nesta época e o pedido do Consórcio Siga de adequar os horários à demanda do período, permitindo oferecer folga ao maior número de trabalhadores do transporte coletivo possível.
Cada viagem não cumprida na nova tabela resultará em multa ao consórcio. Durante todo o período de mudança, os fiscais continuarão acompanhando o funcionamento do transporte coletivo para conferir o cumprimento dos horários, que também podem ser aferidos por meio dos tacógrafos instalados nos veículos. Outras ferramentas de fiscalização são a bilhetagem eletrônica e as escalas das empresas nos ônibus.