Setembro tem programação de prevenção ao suicídio em Blumenau

Em setembro a cor amarela é usada na saúde como forma de chamar a atenção da sociedade para a prevenção ao suicídio. Em Blumenau, o início das atividades desse mês de alerta foi na manhã desta terça-feira (3), no Salão Nobre da Prefeitura, com a Palestra Conversando sobre Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio.

O setembro amarelo é uma campanha mundial, que durante todo o mês incentiva a promoção de ações de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece diversas estratégias de prevenção, entre elas a redução do estigma e conscientização do público, assim como o estímulo e a capacitação de profissionais da saúde, educadores e forças de segurança em torno do tema, sempre com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio e suas formas de prevenção. O 10 de setembro é marcado como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Ao longo do mês, serão promovidas em Blumenau palestras voltadas aos profissionais de saúde das mais diversas áreas, que atuam nos serviços de saúde, para que possam ter um olhar mais atento para pacientes que venham a apresentar transtornos psíquicos.

Estatísticas mundiais mostram que a maioria das pessoas que cometem suicídio no mundo tem mais de 50 anos, sendo mais frequente em homens. Em Blumenau os números de 2014 também apontam não apenas para um crescente registro de casos, bem como para a incidência maior entre os homens. No ano passado 44 pessoas se suicidaram em Blumenau, mais de 70% pessoas do sexo masculino.

Fonte: Assessoria PMB

Compartilhe

PinIt
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”