Semana é dedicada a reflexão sobre doação de órgãos

Transplantados e profissionais da saúde vão orientar a população sobre os benefícios da doação. Foto: Jaime Batista/Blog do Jaime.

Foi aberta nesta segunda-feira a programação da Semana de Doação de Órgãos em Blumenau. Até sábado serão realizadas várias ações que buscam chamar a atenção para o tema. Os hospitais Santo Antônio e Santa Isabel vão organizar campanhas internas entre esta terça e sexta-feira. No sábado, 27, a programação será encerrada com uma ação na escadaria da Catedral São Paulo Apóstolo na Rua XV de Novembro.

Blumenau é referência em Santa Catarina quando o assunto é doação de órgãos e transplantes. Neste ano o hospital Santa Isabel já captou 22 doadores e realizou 150 transplantes. O índice de negativa familiar é de 38% enquanto no estado este índice chega a média de 58%.

Mesmo com números favoráveis é possível melhorar. Para isso, a coordenadora do setor  de Captação de Órgãos do Hospital Santa Isabel, Valesca da Silva, afirma que é fundamental a discussão do assunto em família.

Recentemente um bombeiro de Gaspar morreu em um acidente de trânsito. Doador declarado ele salvou a vida de seis pessoas com os órgãos.

Compartilhe

PinIt
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”