Sem o atacante Reinaldo, que acertou com o Luverdense do Mato Grosso, o elenco do Metropolitano se reapresentou hoje pela manhã em preparação, segundo a comissão técnica, para a Série C do Campeonato Brasileiro. Até o momento as permanências certas são dos goleiros Dida, Thiago Chitão e João Ricardo, dos laterais Alessandro, Ari e Juninho, dos zagueiros Élton, Cacá e Júnior Fell, dos volantes David e José Lucas, além dos centroavantes Maurinho e Thiaguinho.
As saídas confirmadas são do goleiro João Paulo, do lateral Paulinho, dos zagueiros Clacson – que nem jogou – e Alexandre Carvalho, dos meias Éverton Cézar, Washington, Júlio Zabotto, Juliano Mineiro e Edmar, além dos atacante Reinaldo e Negreiros. Sobre essa “pré-temporada”, conversei com o preparador físico Edson Belo, que afirmou que a paralisação de nove dias não é tão ruim quanto se imagina.
O clube ainda vive uma indefinição sobre a vaga na Série C. Nem a Confederação Brasileira de Futebol, muito menos o Superior Tribunal de Justiça Desportiva, se pronunciaram oficialmente sobre o caso. Amanhã há uma reunião do STJD porém o assunto referente ao caso Betim, de Minas Gerais, ainda não entrou no relatório de pautas.
Mesmo assim, como comentei anteriormente, os atletas e comissão técnica iniciaram uma preparação visando sim a Série C. Conversamos com o técnico Abel Ribeiro que falou sobre essa pré-temporada, a remontagem do elenco, a “espinha dorsal” e a permanência de atletas pra sequência deste ano.
A expectativa da diretoria do Metropolitano é de que entre hoje e amanhã haja um posicionamento oficial por parte de algum órgão desportiva com relação à qual clube herdará a vaga do Betim na Série C. A reapresentação do elenco do Metropolitano tem caráter preventivo, segundo diretores, no sentido de que vale mais a pena reapresentar e iniciar uma preparação, do que acabar ser pego de surpresa.
Caso se confirma a vaga para o Verdão, comentam-se em doze a catorze reforços, formando-se um grupo de vinte e cinco jogadores mais a composição com atletas das categorias de base.