Santa Catarina tem a segunda menor taxa de analfabetismo do país

Foto: Divulgação / EBC

A taxa de analfabetismo em Santa Catarina caiu entre 2016 e 2018. É o que revela a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios divulgada pelo IBGE. Na faixa entre 15 anos ou mais, o índice passou de 2,8% em 2016 para 2,5% em 2018. O estado apresenta a segunda menor taxa do país, atrás apenas do Rio de Janeiro, onde o índice é de 2,4%.

No Brasil o analfabetismo também teve queda, passou de 7,2% em 2016, para 6,8% em 2018, o que corresponde a menos 121 mil analfabetos entre os dois anos. Apesar da queda no analfabetismo, o Brasil pode não cumprir a meta de erradicação em 2024 para a faixa de 15 anos ou mais. Segundo a analista da Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE (Coren), Marina Aguas, a queda verificada entre 2016 e 2018 é significativa em termos estatísticos, mas até 2024 muita coisa pode acontecer.

Ouça a análise da pesquisa:

*com informações da Agência Brasil.

Compartilhar
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”