Salões de beleza devem ficar atentos as mudanças de regras para funcionamento

Já está em vigor a nova Instrução Normativa Estadual que define regras para o processamento de artigos e superfícies em salões de beleza e estética. A Vigilância Sanitária de Blumenau orienta que estes estabelecimentos tomem conhecimento sobre as novas determinações e alerta para as principais mudanças. A partir de agora, por exemplo, está proibida a utilização de estufas. Desta forma, manicures e pedicures devem utilizar equipamentos de autoclave para esterilização de materiais cortantes, como alicates e espátulas.

Pentes, escovas de cabelo, tesouras e toalhas também passam a ter uma regra para serem utilizados. Todos estes itens, segundo a nova instrução normativa, devem ser disponibilizados devidamente desinfetados e protegidos para cada cliente. Além disso, fica expressamente determinado que todos os profissionais que atuam nestes estabelecimentos devem possuir o comprovante do esquema vacinal completo, com ênfase para as vacinas Difteria, Tétano e Hepatite B, disponibilizadas pelo serviço público.

As regras visam prevenir a contaminação, tanto dos profissionais como dos clientes, por doenças, como Aids, micoses e outras. O não cumprimento das determinações pode implicar em penalidades.

Compartilhe

PinIt
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”