Rodrigo Kraft Rovere, Oncologista, Sobre a nova especialidade do Hospital Santa Catarina

Rodrigo Kraft Rovere, Médico Oncologista, foi o entrevistado desta quarta-feira (13), no Jornal da Nereu.

Falou sobre a nova especialidade do Hospital Santa Catarina: a oncogenética.Um campo da medicina que estuda os riscos de desenvolvimento do câncer com base nos fatores genéticos. O atendimento começa a partir de 18 de junho.

De acordo com o oncologista do Hospital Santa Catarina de Blumenau Dr. Rodrigo Kraft Rovere, na primeira consulta, o oncogeneticista realiza um levantamento detalhado do histórico pessoal de câncer do paciente e de seus familiares, o que chamamos de aconselhamento genético.
Com base nessas informações, o especialista monta o heredograma, uma espécie de árvore genealógica que traça a herança genética dos indivíduos, e solicita o sequenciamento genético, exames de sangue direcionados que avaliam e indicam as alterações moleculares dos genes e os possíveis cânceres para os quais o paciente possui pré-disposição genética. Dr. Rodrigo ressalta que a identificação e o acompanhamento são fundamentais, uma vez que é possível adotar estratégias específicas que além de prevenir o aparecimento, ajudam a detectar o câncer precocemente.

Ouça a entrevista:

Compartilhe

PinIt
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.