Vai começar com a Educação de Jovens e Adultos o retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino de Blumenau. Havia a expectativa da retomada dos anos finais de cada fase do ensino fundamental, mas isso vai depender agora de avaliação da situação da pandemia da Covid-19 nos próximos dias. Nas últimas duas semanas Blumenau registrou um aumento nos atendimentos nos Ambulatórios Gerais e de novos casos confirmados da pandemia, o que fez a Secretaria de Educação recuar da decisão de retorno ainda em outubro.
O retorno para os estudantes do EJA levou em conta a pesquisa realizada com os pais e responsáveis pelos estudantes da Rede Municipal. Aproximadamente 26 mil pessoas responderam à pesquisa e 74% delas preferem seguir o ano letivo apenas com as atividades não presenciais, por meio digital e material físico entregue nas unidades.
Na rede estadual, a expectativa é de retorno, a partir de segunda-feira, para alunos do segundo e terceiro ano do ensino médio. A Regional de Educação de Blumenau prevê que 10 escolas estaduais da cidade podem ter aulas presenciais. Mas isso vai depender de adesão e adaptação dos colégios as normas de segurança.
Já as instituições privadas têm autonomia para definir a melhor forma de retorno das atividades presenciais de acordo com as necessidades de cada uma e sua comunidade escolar, seguindo as legislações do Governo Estadual.