Reajuste da tarifa do transporte público em Blumenau deve ser definido apenas no início de 2021

Foto: Eraldo Schnaider / Prefeitura de Blumenau

Uma audiência pública no final de janeiro deve apresentar um balanço dos últimos três anos do impacto financeiro no transporte público de Blumenau e a projeção para os próximos 17 anos. Essa avaliação terá impacto no índice de reajuste da tarifa, que ainda está sendo calculado. O impacto da pandemia prejudicou o sistema, fazendo a Prefeitura, após orientação judicial, repassar recursos para empresa que opera o serviço.

O valor repassado já chega a R$ 10 milhões. O gerente de Controle, Regularização e Fiscalização da Agir, Daniel Antônio Narzetti, explica que a revisão faz parte do contrato de concessão e que a agência está concluindo o estudo.

Os aportes feitos pela prefeitura vão ajudar a amenizar o índice de reajuste da tarifa. Outra medida que pode conter um aumento acentuado é a liberação de dinheiro do governo federal. Um projeto está tramitando no congresso para socorrer as empresas. Caso seja aprovado, Blumenau poderá receber R$ 10,5 milhões para o transporte público.

Compartilhar
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”