Quatro perguntas que sua empresa precisa responder ao tratar de seleção de pessoas.

 

 

Hoje em dia qualidade e preço são quesitos básicos e inegociáveis com o mercado cada vez mais exigente!

A vantagem competitiva de uma organização está nos serviços que ela presta e em seu capital intelectual: na captação, retenção e bom uso da inteligência de suas pessoas!

Sendo assim, os processos de atração, recrutamento, avaliação e seleção de profissionais fazem tão parte da estratégia do negócio quanto os processos produtivos e comerciais e devem ser, no mínimo, tratados com igual importância e cautela.

Seguem aqui quatro perguntas que você deve responder para checar se sua empresa está preparada neste sentido:

  • O processo seletivo em sua empresa está sendo conduzido pelas pessoas certas?

Lideranças e RH devem ser fortes aliados no processo de escolha de pessoas. Esta responsabilidade não pode ser tratada como exclusiva de um ou de outro.

O processo seletivo é o primeiro cartão de visita entregue pela sua empresa ao futuro colaborador. Nesta fase o profissional deve perceber os valores e princípios que irão nortear seu dia a dia de trabalho. Ele também está escolhendo. Portanto, as atividades de recrutar, avaliar e selecionar profissionais não podem estar nas mãos de profissionais inexperientes na função ou com pouca vivência na empresa. Devem, ao contrário, ser delegadas a pessoas preparadas e alinhadas com a cultura e objetivos de sua organização.

  • O recrutamento interno é sua primeira opção?

Apesar dos benefícios em se contratar um profissional de mercado – como a visão externa e crítica que ele traz aos processos da empresa, por exemplo – o recrutamento interno precisa sempre ser considerado como a primeira opção para o preenchimento de uma vaga.

A solução de um problema através da contratação do profissional de mercado não pode sergeradora de novos problemas originados da insatisfação de colaboradores que se sintam capacitados para a posição.

O recrutamento interno não é obrigatório, mas custa menos, aproveita melhor o potencial humano da organização, incentiva o desenvolvimento das pessoas e fomenta a retenção de talentos.

  • A proposta de valor oferecida pela empresa é atrativa?

Para que o processo seletivo seja bem sucedido a empresa também precisa ser escolhida pelo melhor candidato. Portanto sua proposta de valor deve ser apresentada de forma objetiva, clara e atrativa.

Em síntese, a fase de seleção de pessoas é o primeiro contato de um futuro colaborador com a sua empresa. O primeiro contato com aquele que pode ser o talento que ela tanto precisa. Prepare com atenção e estratégia a oferta a ser feita!

  • A empresa zela por sua imagem e reputação durante os processos seletivos?

Lembre-se que as pessoas compartilham suas experiências em processos seletivos. Tanto as boas quanto as ruins!

Um processo seletivo mal administrado pela empresa pode causar danos catastróficos a sua imagem.

Tudo começa pela pontualidade, respeito, cordialidade e preparo do responsável por receber os candidatos.

Se, no passado, as pessoas se sujeitavam a qualquer condição em prol de um emprego, hoje o profissional que não perceba um ambiente respeitoso na seleção pode abandonar e falar mal do processoe publicar críticas severas às pessoas e à empresa, prejudicando sua reputação!

Outra questão se refere às dinâmicas de grupo: é importante evitar atividades que possam constranger os candidatos e comprometer a seriedade da seleção. Amadorismo na condução de atividades em grupo é um erro irreparável.

Por fim, aos candidatos que não forem selecionados devem receber algum tipo de posicionamento e retorno. Além de terem dedicado tempo à sua empresa, eles podem ter aptidões úteis para futuras vagas.

Flávia Kurth

É sócia-diretora da Véli Soluções em RH

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