Programa Remédio em Casa amplia número de beneficiários em Blumenau

A incorporação de novos critérios no programa vai aumentar o número de pessoas que poderão receber remédios em casa em Blumenau. Hoje o programa beneficia acamados, mas com as alterações passarão a ter direito ao atendimento cadeirantes, usuários do serviço municipal de oxigênio domiciliar, jovens cadastrados no Programa Paradesporto Escolar e cuidador de paciente inserido no programa.

Caso o paciente atenda aos requisitos, o cuidador, familiar ou responsável pode procurar a unidade básica de referência para pleitear a sua inclusão. A estimativa é que o programa receba 400 novos beneficiários.

O solicitante deve estar estável com a medicação e portar prescrição de remédios de uso contínuo disponíveis na rede básica. As equipes de saúde da família também estão sendo orientadas a procurar, dentro de suas áreas de abrangência, por usuários que se enquadrem nos critérios.

O programa Remédio em Casa foi lançado em setembro de 2015, e possibilita a entrega domiciliar de medicamentos de atenção básica e uso ininterrupto para usuários cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS) do município. Até o momento, o programa já cadastrou 108 cidadãos de diferentes regiões e viabilizou a entrega de mais de 213 mil unidades.

Para ser beneficiado pelo Programa o paciente precisa:

– Ser morador do município de Blumenau;

– Estar cadastrado e utilizar o atendimento de uma unidade básica de saúde (ESF ou AG);

– Estar estável com a medicação e possuir prescrição de remédios de uso contínuo;

– Atender a um dos critérios abaixo:

  1. a) estar em condições de restrição ao leito;
  2. b) ser cadeirante;
  3. c) ser usuário, por no mínimo três meses, do serviço de oxigênio domiciliar do município (SOD);
  4. d) ser cadastrado no Programa de Paradesporto Escolar (PPE) do município;
  5. e) ser cuidador de paciente cadastrado no Programa Remédio em Casa, desde que tenha mais de 60 anos e seja usuário do SUS.

Compartilhe

PinIt
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”