Profissional ou apenas mais um arrogante em sua Empresa

Tenho encontrado em muitas empresas, pessoas que acham que são profissionais, as vezes até comportam-se como profissional, mas na sua maior parte, mostram a sua verdadeira máscara, esse pessoa passa de profissional à escala de arrogante e falta de humildade.

Uma pessoa arrogante e que não tem humildade tem poucas chances de obter sucesso dentro das organizações, pois, ao achar que está sempre certa, acaba colecionando conflitos no trabalho. Reconhecer o próprio erro é demonstrar humildade, além de digno, é fundamental para o relacionamento humano.

Os funcionários que acham que estão sempre corretos acabam com a harmonia do ambiente de trabalho e podem corromper o clima organizacional, além de serem capazes de prejudicar os colegas na conquista de parceiros e clientes para a corporação. E o que é muito pior: a arrogância pode comprometer para sempre a carreira daqueles que são “donos da razão”.

Identificar a arrogância presente em profissionais espalhados por diversas empresas é fácil. Difícil é saber lidar diariamente com estas características trabalhando ao lado desta pessoa, eis alguns comportamentos desta pessoas:

● Quando encontram alguma falha, colocam a culpa nos colegas de trabalho;

● Cobiçam o sucesso dos demais, mas é claro que não assumem isso;

● Nunca elogiam ou enaltecem a competência dos outros funcionários, sempre encontram um defeito ou desmerecem suas conquistas;

● Não admitem que estejam errados, apenas defendem as próprias posições e princípios;

● Quando “reconhecem” um erro (o que é muito raro), justificam-no mentindo ou omitindo detalhes;

● São verdadeiros especialistas em dizer frases infelizes;

● Não sabem agradecer os favores recebidos.

Para saber lidar com esse tipo de pessoa no ambiente corporativo, o diálogo é um artifício muito importante. Sem entendimento, não é possível nenhum tipo de convivência humana. Saiba expressar suas opiniões e mostre força nos argumentos, mesmo sabendo que falar com uma pessoa orgulhosa, muitas vezes, será uma batalha. Conversando e mostrando seu caráter, os colegas vão saber que você tem personalidade, e claro,mantenha sempre a calma quando estiver falando ou defendendo suas opiniões.

Uma dica importante é ganhar força e parceria de outros colaboradores. Não adianta dar lições de moral, pois aquele que envenena o grupo só vai saber que a prepotência não leva a lugar nenhum quando perceber que, de fato, está errado. Se o funcionário de difícil relacionamento não mudar em nenhuma hipótese, é hora de buscar um novo profissional que se adeque a seu ambiente de trabalho.

Lembre-se : Humildade e simplicidade deve estar dentro de você.

Um abraço

 

Nadia Helena Uller

Compartilhe

PinIt
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”