Primeiro procedimento cirúrgico com robô pode ser realizado neste mês em Blumenau

Foto: Divulgação HSI

O Hospital Santa Isabel está prevendo para o final deste mês a realização do primeiro procedimento cirúrgico com a utilização do robô-cirurgião. O equipamento foi apresentado nesta segunda-feira (11), após passar por um período de testes e calibração. Segundo o chefe de Serviço de Cirugia Robótica do hospital, Dr Pedro Trauczynski, a utilização do robô permite maior precisão nos movimentos, além de garantir menor sangramento e redução no tempo de recuperação do paciente.

Um cirurgião controla o equipamento que possui quatro braços, sendo um com uma câmera com visão 3D.  A principal vantagem é a precisão das pinças, que realizam movimentos de 360 graus, mais precisos e com melhor ergonomia.

Serão beneficiadas pela cirurgia robótica especialidades como urologia, cirurgia geral e digestiva, ginecologia, cirurgia torácica, cirurgia de cabeça e pescoço, além de procedimentos complexos de hérnias de parede abdominal. O Hospital Santa Isabel pretende possibilitar a realização de cirurgias para o Sistema Único de Saúde via parceria com a iniciativa privada. Isso, porque o SUS não paga por este tipo de procedimento, disponível apenas para pacientes particulares ou planos de saúde.

O médico Pedro Trauczynski afirmou que a intenção é realizar mutirões para atender homens e mulheres, em cirurgias urológicas e de endometriose.

Compartilhe

PinIt
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.