A transferência de 21 presos para penitenciárias de outros estados foi uma das medidas adotadas para combater os ataques criminosos em Santa Catarina. Os detentos embarcaram na madrugada deste sábado, escoltados por policiais militares e agentes do DEAP, Departamento de Administração Prisional.
Soldados da Força Nacional vão apoiar as ações de fiscalização. Um pelotão chegou no final da noite de sexta-feira. Eles vão atuar especialmente, junto às polícias Federal e Rodoviária Federal. Os detalhes das ações foram anunciadas em uma entrevista coletiva neste sábado, que reuniu o governador em exercício Nelson Schaefer Martins e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em Florianópolis.
Novos equipamentos de segurança também chegaram ao Estado, como um scanner que permite verificar plenamente o interior dos veículos. A intenção, segundo destacou o ministro, é promover um cinturão para fechar o Estado de Santa Catarina, impedindo que armas e drogas entrem no Estado.
Os ataques criminosos começaram na sexta-feira, 26 de setembro. Até a manhã deste sábado foram registradas 80 ocorrências em 26 municípios. Mais de 50 pessoas foram detidas por participação nos atentados.