Prefeitura suspende licitação da ponte Norte-sul e anuncia duplicação da Ponte Adolfo Konder

Foto: Reprodução Jornal de Blumenau.

Insegurança jurídica para execução da Ponte Norte-Sul fez com que uma nova alternativa fosse analisada pelo Município.

A Prefeitura de Blumenau apresentou à imprensa na manhã desta quarta-feira, dia 3, uma proposta para a duplicação da Ponte Adolfo Konder. A nova ponte de 126 metros de comprimento e 11,80 metros de largura ficaria em paralelo a estrutura já existente, ampliando a capacidade de tráfego e mobilidade urbana entre o Centro e o bairro Ponta Aguda.

Além de dar maior fluidez ao trânsito, a nova ponte contemplaria ciclovias e passeios. Para construção da nova estrutura, o investimento seria de aproximadamente R$ 20 milhões. “Fazer gestão é pensar na Blumenau do futuro, e é o que farei. Além da insegurança jurídica, que tem impossibilitado o andamento da Ponte Norte-Sul nesse momento, não podemos correr o risco de perder esses recursos. Vamos utilizar o dinheiro e fazer outras obras que também são importantes para a mobilidade da cidade. A duplicação da Ponte Adolfo Konder é parte disso e tenho certeza de que auxiliará muito o trânsito da Região Central e Sul da Cidade” avalia o prefeito Mário Hildebrandt.

O recurso de R$ 38,9 milhões, antes assegurado para construção da Ponte Norte-Sul, será realocado para cobrir o valor da nova estrutura proposta, além de uma série de outras melhorias para a região Sul, como por exemplo o alargamento da Rua Gertrud Metzger, no Distrito do Garcia.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), cerca de 24 mil veículos trafegam diariamente pela Ponte Adolfo Konder, e aproximadamente 6 mil pessoas e ciclistas atravessam por dia nos horários de pico.

“A duplicação da ponte existente nos dará uma nova perspectiva de mobilidade urbana a partir da conclusão das obras no binário da Rua Chile e na República Argentina, criando uma conexão com o Corredor Leste da cidade”, avalia o secretário da pasta, Ivo Bachmann Jr.

O prefeito explicou ainda que os trâmites para a execução da Ponte Norte-Sul, embora estejam por ora suspensos, prosseguem na esfera judicial, até que haja autorização efetiva para sua realização.

Confira como ficaria o trânsito na região central da cidade:

 

Fonte: Assessoria da Prefeitura Municipal de Blumenau. 

Compartilhe

PinIt
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”