Prefeitura orienta para os cuidados com rios e ribeirões

Foto: Wellington Civiero Ferreira / NW Blumenau

Blumenau é uma cidade privilegiada em recursos hídricos. Apesar da aparente abundância de água, é importante rever a maneira como os rios e ribeirões têm sido tratados. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) destaca que a conservação de um rio ou ribeirão começa pela preservação de sua nascente.

Para a Semmas, medida para garantir a preservação da água é o enriquecimento de vegetação que cerca uma nascente, uma vez que funciona como uma barreira viva de proteção, salientando que é fundamental preservar a vegetação já existente. Alguns dos principais vilões que levam à diminuição do volume e da qualidade da água dos rios e ribeirões são os desmatamentos das encostas e o uso inadequado dos solos.

Para o secretário da Semmas, André Moura da Cunha, a população pode ajudar a preservar rios e nascentes por meio do correto descarte de lixo. As bitucas de cigarro, por exemplo, podem provocar queimadas, enquanto o acúmulo de materiais nas encostas pode mudar o volume de água dos rios.

Segundo ele, é importante ainda reduzir a poluição proveniente de fossas, currais, chiqueiros e galinheiros. Além disso, evitar jogar nos ribeirões móveis como sofás, geladeiras e colchões, já que no final do ano a maioria da população efetua troca de móveis de suas residências, evitando desta forma contaminações da água.

“Tudo é preciso consciência. Afinal, a água é um recurso natural insubstituível e que deve ser valorizado e utilizado, porém sem excessos” diz André, lembrando que denúncias podem ser feitas pelo 156 ou plantão da fiscalização da Semmas pelo número (47) 99266-9747.

Fonte: Prefeitura Municipal de Blumenau 

Compartilhar
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”