Prefeitura de Blumenau cria grupo para debater medidas devido a greve dos caminhoneiros

Em reunião de colegiado realizada na manhã desta quinta-feira (24), a Prefeitura de Blumenau anunciou a criação do Gabinete de Crise. Formado por secretários e representantes de pastas do governo, o grupo está se reunindo constantemente para avaliação e tomada de decisões a respeito dos prejuízos causados pela greve dos caminhoneiros.

A Prefeitura orienta aos blumenauenses, caso seja possível, que atuem de suas residências, à distância, a fim de evitar grandes congestionamentos, principalmente no Centro da cidade. Outra orientação aos que precisam realizar as atividades nos postos de trabalho é que exerçam a carona solidária.

Como ficam os serviços públicos:

Educação

Aulas normais na rede municipal de ensino nesta quinta-feira e sexta-feira, dias 24 e 25. Não serão realizadas avaliações para os alunos nestes dias.

Desenvolvimento Social

Atenderá chamados de emergência relacionados à vulnerabilidade social.

Samae

Devido à greve dos caminhoneiros, o transbordo da coleta de lixo ocorre de forma deficitária. A coleta de lixo, tanto seletiva quanto convencional, continuará sendo realizada normalmente até domingo, dia 27. Apesar da crise, o Samae recebeu nesta terça-feira, dia 22, os produtos químicos necessários para o tratamento de água e, por ora, não haverá problemas com o abastecimento na cidade. Mesmo assim, a autarquia pede que os consumidores utilizem água de forma consciente.

Manutenção Urbana e Obras

Trabalhos de manutenção serão feitos de forma parcial. As obras em andamento continuam normalmente até que as empresas consigam manter os serviços.

Saúde

A determinação é que apenas veículos de serviços essenciais à comunidade possam circular para atender exclusivamente situações de emergência. Entre os serviços que terão prioridade neste momento, estão o Samu, Central de Ambulâncias, Consultório na Rua, Banco de Leite, Tratamento Fora de Domicílio (TFD), Serviço de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savs) e Programa de Controle da Tuberculose.

Procon

Reclamações podem ser feitas diretamente no órgão, mediante a apresentação da nota fiscal e documentação pessoal do cidadão. O Procon reforça que é considerado crime o aumento de preço sem justa causa.

Fundação Cultural

A Biblioteca Ambulante e o Parque da Leitura, marcados para sexta-feira e sábado, dias 25 e 26, respectivamente, foram cancelados.

Outros serviços

Serão avaliados ao longo do dia, de acordo com as demandas apresentadas e a necessidade de uso de veículos.

Fonte: SECOM/PMB

Compartilhe

PinIt
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”