Após duas semanas de greve dos servidores, a Prefeitura de Blumenau anunciou uma nova proposta para o repasse do INPC. O governo oferece o repasse integral do índice de 5,07% para o Vale Alimentação na folha de julho e 1% para os salários na folha de dezembro. O restante, 4,07% seriam repassados na folha de janeiro de 2020.
O Sintraseb informou que vai avaliar a nova oferta, protocolada pelo governo na manhã desta terça-feira (18). Segundo o coordenador do sindicato, Sérgio Bernardo, não é o que a categoria pede – repasse integral sobre a folha de maio, data base dos servidores, mas já é um avanço nas negociações. Hoje estão sendo realizadas reuniões em locais de trabalho.
O município voltou a afirmar que não é possível o repasse integral, como desejam os trabalhadores. Segundo o governo divulgou em nota, “um reajuste integral de 5,07% retroativo ao mês de maio representaria um aumento de R$ 25,3 milhões no fluxo de caixa do município até o final deste ano, um impacto financeiro com o qual a Prefeitura não consegue arcar no exercício de 2019”.
A principal alegação divulgada pela Prefeitura, é que “o cenário econômico, em retração desde 2015, aponta para queda significativa do movimento econômico nesse segundo semestre de 2019. Isso inviabiliza o acréscimo de qualquer nova despesa sem que se comprometa o pagamento dos salários em dia, o pagamento das parcelas do 13º salário e a manutenção da prestação dos serviços públicos à população”.
Levantamento feito na segunda-feira (17), apontavam 25 unidades de saúde e dois CEIs sem atendimento devido à greve.