Prefeitura apresenta segunda etapa da Reforma Administrativa

Foto: Eraldo Schnaider

O prefeito Mário Hildebrandt apresentou na manhã desta segunda-feira, 13, a segunda etapa da Reforma Administrativa do município. Entre as medidas, foram anunciadas a exoneração de 100 cargos comissionados da administrações direta e indireta e a extinção de mais de 700 cargos efetivos em áreas meio que serão substituídos por vagas que atenderão na ponta, diretamente a comunidade.

A expectativa é economizar cerca de R$14,1 milhões até o final de 2020. Para chegar a este resultado, em até 60 dias serão adotadas uma série de medidas a fim de otimizar a estrutura da Administração Pública.

“Fazer gestão é analisar números e ajustar para que o Governo caminhe da melhor forma possível. Com a reforma, nenhum serviço prestado será cortado e essa foi nossa maior preocupação. O atendimento à comunidade continua sendo prioridade, assim como ampliar a transparência em nossas ações”, explica Hildebrandt.

As fundações e autarquias também sofrerão modificações e serão transformadas em secretarias. As medidas visam reduzir a máquina pública com corte de cargos, mais controle sobre os gastos, sobreposição de funções, eliminação de retrabalhos e ganho de eficiência com agilidade nos processos, sejam eles, contábeis, patrimoniais, orçamentários, financeiros ou de pessoal. Com isso, serão extintas gratificações por funções que eram fornecidas para membros de comissões, de Estágio Probatório, Avaliação Funcional e de Processo Administrativo e Sindicância, as quais também serão extintas.

Durante a apresentação, o prefeito Mário Hildebrandt ainda anunciou que deve detalhar, em breve, a terceira etapa da Reforma Administrativa, que trata do pacote de Concessões e Parcerias Público-Privadas em diversos setores da Administração Municipal.

 

Entenda como fica a estrutura administrativa com as mudanças:

– A Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária será incorporada a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

– O Parque Vila Germânica será incorporado pela Secretaria Municipal de Turismo e Lazer.

– O Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes (SETERB), passa a ser a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes.

– A Fundação do Meio Ambiente (FAEMA) passa a ser a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade, a pasta também vai incorporar a Diretoria de Bem-Estar Animal (CEPREAD).

– A Fundação Cultural passa a ser a Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais.

– A Fundação Municipal de Desportos passa a ser a Secretaria Municipal do Esporte.

– A Fundação Pró-Família passa a ser Secretaria Municipal da Família.

Compartilhe

PinIt
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”