Prefeitura anuncia restrições para tentar conter avanço do novo coronavírus, em Blumenau

Foto: Giovanni Silva

Diante do significativo aumento de casos e óbitos do novo coronavírus, a Prefeitura de Blumenau anunciou neste domingo, 12, novas medidas restritivas para evitar a transmissão da doença. Entre as restrições está a suspensão do transporte coletivo por 14 dias, que passa a valer a partir desta terça-feira, 14. Missas e cultos também estão suspensos por duas semanas, em Blumenau.

O decreto que estabelece as novas medidas restritivas foi assinado pelo prefeito Mário Hildebrandt e já estão valendo. A exceção é a suspensão do transporte coletivo que começa a valer a partir de amanhã. As medidas tem validade por 14 dias, quando uma nova avaliação será feita para saber se haverá flexibilização, ou não.

 

Idosos

Está proibida ainda a circulação de idosos e pessoas que estão no grupo de risco, exceto para atividades consideradas essenciais. Ou seja, atendimento médico e compra de alimentos e medicamentos. O secretário Municipal de Saúde, Winnetou Krambeck, explica que a decisão foi tomada com base na taxa de óbitos, que é bem maior entre pessoas que estão nesses grupos.

 

Bares, restaurantes e similares

Outra medida restritiva anunciada foi a redução no horário de atendimento de restaurantes, bares e similares. Padarias, lanchonetes, bares e tabacarias devem encerrar o atendimento às 20h. Já para restaurantes e pizzarias o horário limite é 22h. Após este horário, a Prefeitura anunciou que vai intensificar a fiscalização na cidade, inclusive com blitze de trânsito. Quanto aos shoppings que também estavam registrando muitas aglomerações, o município estabeleceu que nos fins de semana o atendimento nesses locais só pode ser feito até às 15h de sábado, retornando apenas na segunda-feira.

 

Multas

Também foram ampliadas as aplicações de multa na cidade. Além da punição as pessoas flagradas sem máscara, que começou a valer no último sábado, a partir de hoje proprietários de imóveis onde forem constatadas aglomerações poderão ser multados. O valor poderá variar de R$ 213,51 a cerca de R$21 mil.

 

Números da Covid-19 em Blumenau

De acordo com o último boletim divulgado pelo município, desde o início da pandemia 4.248 pessoas foram infectadas pela Covid-19. Apenas nas últimas 24 horas foram confirmados 108 novos casos. Já o número de mortes subiu para 17. A última vítima foi uma mulher de 53 anos, portadora de comorbidades. O município também divulgou o índice de ocupação de leitos de UTI que está em 76%.

Compartilhar
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”