Prefeitura abre sindicância sobre caso de eutanásia no Cepread

A Prefeitura de Blumenau convocou os profissionais do Cepread para prestar esclarecimentos sobre o caso de eutanásia em uma cachorrinha que foi encontrada na rua, na última terça-feira. A proprietária da cachorra Aline, está organizando um protesto em frente a prefeitura por conta do ocorrido.

De acordo com Fabiana Bonfanti, a cadela nunca havia fugido de casa, mas por conta de um descuido o portão ficou aberto e ela conseguiu escapar. A dona postou fotos nas redes sociais procurando o animal, e no mesmo dia, pela noite, recebeu a informação de que ela havia sido resgatada pelo Cepread. Porém, quando foi buscar no outro dia pela manhã, Aline havia sofrido eutanásia, ou seja, havia sido sacrificada. Segundo a gerencia do Centro, isso aconteceu pois a cachorra estava sem identificação, e com as patas machucadas.

Na próxima quarta-feira (21), um protesto deverá ser feito em frente a Prefeitura de Blumenau, organizado por voluntários defensores dos animais. Já nesta segunda-feira, uma reunião extraordinária será realizada com o Conselho Municipal do Bem Estar Animal e com os funcionários do Cepread, para esclarecimentos sobre o caso.

Confira nota da Prefeitura de Blumenau:

Diante da repercussão do caso da cachorra Aline, recolhida pelo Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos (Cepread) na última terça-feira, dia 13, o Prefeito Napoleão Bernardes convocou neste domingo, dia 18, uma reunião para ouvir esclarecimentos técnicos do caso. Na presença do vice-prefeito Mário Hildebrandt, da secretária de Saúde, Maria Regina de Souza Soar, e de alguns membros do governo, o diretor do Cepread, Luís Carlos Kriewall, informou as circunstâncias e fatos que levaram ao procedimento de sacrificar o animal.

A equipe do Cepread seguiu protocolo validado pela lei Nº 1.489 (do Código do Bem Estar Animal, aprovado há pouco mais de um ano pela Câmara de Vereadores após ampla e longa discussão no legislativo) para realizar o procedimento na cachorra que estava em sofrimento, tendo sido consultada uma junta de veterinários. Para que se tenha total transparência dos acontecimentos e preocupado com a causa do bem estar animal, o prefeito determinou a abertura de sindicância interna para apurar as circunstâncias do ato médico veterinário.

Nesta segunda-feira, dia 19, haverá uma reunião extraordinária do Conselho Municipal do Bem Estar Animal (Combea), às 15h, no auditório da Secretaria de Saúde, onde, por sugestão de Bernardes, os membros do Conselho discutirão a revisão do protocolo, se entenderem ser este o caminho. A reunião é aberta ao público. A Prefeitura de Blumenau, junto com a Diretoria de Bem Estar Animal, deve realizar uma campanha incentivando a população a identificar o seu animal de estimação e reforçando as práticas de adoção e guarda responsável. 

Compartilhe

PinIt
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”