A Ponte do Vale em Gaspar foi liberada para o tráfego de veículos na manhã desta sexta-feira (09), após cinco meses de interdição. A estrutura inaugurada no dia 23 de dezembro, foi fechada 18 dias depois, por determinação do Ministério Público, pois foi entregue sem estar concluída.
Faltava instalar sinalizações horizontal e vertical, realizar o teste de carga e concluir a iluminação. Serviços que foram concluídos nesta semana. A Ponte do Vale tem quatro pistas de rolamento numa extensão de 360 metros sobre o Rio Itajaí-Açú. A obra custou R$ 41,6 milhões, sendo R$ 36,5 milhões de recursos do Governo Federal e o restante contrapartida da prefeitura.
Os trabalhos começaram em julho de 2012 e foram paralisados em meados de 2013, quando os repasses começaram a atrasar. A obra foi retomada em abril de 2016 e em dezembro, há oito dias para o fim da administração anterior, a ponte foi inaugurada e aberta ao tráfego.
Na segunda semana de janeiro deste ano, por orientação do Ministério Público, a ponte foi novamente fechada até que todos os trabalhos no local fossem concluídos.