Polícia prende homem suspeito de fraudar financiamento de veículos na região do Alto Vale

Foto: Polícia Civil/Divulgação

A Polícia Civil de Blumenau prendeu na manhã desta quarta-feira (13), um homem acusado de estelionato. Segundo o delegado Lucas Gomes de Almeida, da 2ª Delegacia da Polícia Civil de Blumenau, o homem preso é um “estelionatário contumaz da região do Alto Vale, que já tinha uma condenação anterior de 30 anos de prisão pela prática de crimes de estelionato”.

A prisão aconteceu durante a operação Cadastro Positivo, em parceria com a Delegacia de Investigações Criminais de Blumenau e Delegacia de Polícia de Navegantes. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Blumenau e Navegantes, incluindo o cumprimento de buscas em uma concessionária de Blumenau. Estão sendo apurados golpes em Blumenau, Ituporanga e Itajaí, todos envolvendo venda e financiamento de veículos de forma fraudulenta.

Segundo o delegado, o homem abordava pessoas simples, que tinham o nome limpo, e preferencialmente sem financiamentos, e as usava para financiar os veículos e depois passar para ele, sob o pretexto que tinha uma revenda, mas não podia adquirir carros pois estava com o nome sujo. O estelionatário em alguns casos prometia a quantia de R$ 3 a R$ 5 mil por carro financiado ao financiante, ou favorecimento na compra de algum veículo para a vítima, e ainda alegava que depois transferiria os financiamentos para o seu próprio nome, o que não acontecia.

O estelionatário vendia os veículos para terceiros e os financiados ficavam com o nome negativado, por não terem condições de arcarem com o funcionamento. O Delegado Lucas Almeida cita que, em um dos casos, ele conseguiu que uma das pessoas financiasse cinco carros, sendo quatro em uma só revenda, por isso, não se descarta um eventual envolvimento por parte de funcionários de lojas de veículos. A prática configura o crime de estelionato, do art. 171 do CP, que tem pena de 1 a 5 anos de prisão.

Fonte: Assessoria Polícia Civil

Compartilhar
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”