Polícia Civil realiza operação contra manifestações neonazistas em Blumenau

Foto: Marco Antônio André.

A Polícia Civil de Blumenau deflagrou na manhã desta terça-feira, mandados de busca e apreensão e conduções coercitivas envolvendo suspeitos de propagações de ações neonazistas na cidade. Pelo menos dois suspeitos foram levados para a delegacia para prestarem depoimentos. Além disso, diversos materiais foram apreendidos nas residências dos suspeitos, para a averiguação da polícia.

As investigações estão sendo realizadas desde setembro deste ano, quando cartazes com frases nazistas e preconceituosas foram coladas em postes do Bairro Ponta Aguda. Naquela oportunidade, a suspeita é que um advogado negro e ligado a movimentos de Ubanda sería a vítima do preconceito. Ele trabalha em um escritório que fica em frente ao poste onde um cartaz foi anexado.

No mês seguinte, em outubro, outros cartazes e pichações com o mesmo teor foram vistos na cidade e também foram anexados as investigações. Segundo o Delegado Bruno Effori, que participou das buscas, a operação denominada Hate less (Tradução de “Menos ódio” em inglês), também teve mandados cumpridos em Indaial e Itajaí.

 

Compartilhe

PinIt
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”