Pesquisa Ibope sobre Covid-19 inicia a partir desta quinta-feira em Blumenau

Foto: Marcelo Martins / PMB

A partir desta quinta-feira, dia 4, moradores de 21 bairros de Blumenau poderão receber a visita de entrevistadores a serviço da 2ª fase da pesquisa Ibope, que faz parte de um estudo nacional de prevalência da Covid-19, contratado pelo Ministério da Saúde.

A Prefeitura de Blumenau não tem participação direta na ação e atua como apoiadora no esclarecimento da pesquisa junto à população, após ter recebido diversos questionamentos sobre a mesma em 21 de maio, quando iniciou a 1ª etapa, porém, não havia sido feita nenhuma comunicação oficial sobre a atividade.

As visitas devem ocorrer entre quinta-feira, dia 4, até sábado, dia 6. Caso o número de entrevistas mínimo não seja atingido neste período, a coleta poderá ser estendida. A escolha dos 250 domicílios que devem ser visitados é aleatória. Blumenau foi uma das 133 cidades em que o estudo está sendo feito pelo instituto IBOPE Inteligência, sob a coordenação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A terceira e última fase ocorrerá 14 dias após o término da ação desta semana.

De acordo com informações repassadas pelos responsáveis, a pesquisa consiste na aplicação de um breve questionário sobre a existência de doenças preexistentes e possíveis sintomas de coronavírus nos últimos 30 dias, além da realização de um teste sanguíneo rápido que utiliza metodologia por punção digital. O objetivo, ainda segundo a empresa contratada, é medir o nível de imunização da população brasileira e identificar de que forma o vírus está se propagando pelo país. Os resultados servirão para auxiliar na criação de políticas públicas mais eficientes no combate à pandemia, baseadas em critérios científicos sobre o comportamento do vírus.

Durante a atuação dos entrevistadores, é disponibilizado aos participantes folhetos explicativos sobre o projeto e cartas de consentimento e assentimento. Também é fornecido endereço de e-mail exclusivo para o esclarecimento de dúvidas, o pesquisa.covid-19@ibopeinteligencia.com.

Pesquisas IBGE

O escritório local do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também está com dificuldade de completar as pesquisas que já eram feitas presencialmente antes do início da pandemia de Coronavírus. Entre elas, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios COVID19 (PNAD COVID19), que é uma parceria com o Ministério da Saúde.

O trabalho de contato com os moradores, além dos obstáculos anteriores, agora envolve uma ligação telefônica, na qual o informante se identifica como sendo do IBGE e o entrevistado responde as questões. Com os esforços feitos até agora, apenas cerca de 50% das entrevistas propostas tem sido alcançadas. Por semana, no município de Blumenau, em torno de 180 domicílios precisam ser contatados e por causa da desconfiança e da disseminação de informações falsas, muitas pessoas se recusam a responder a pesquisa por telefone.

O IBGE informa ainda que possui canais nacionais para que os contatados possam tirar dúvidas: pelo site respondendo.ibge.gov.br e no telefone 08007218181.

Fonte: Assessoria Comunicação PMB

Compartilhar
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”