Pescadores fecham BR 101 no trevo de acesso à Navegantes

Foto: Redes Sociais

Pescadores realizam uma manifestação nesta manhã (27), na BR 101, no trevo de acesso à BR 470 em Navegantes. Os manifestantes colocaram fogo em pneus e fecharam a rodovia em protesto contra a Portaria 445 do Ministério do Meio Ambiente, que proíbe a pesca de 475 espécies de peixes e invertebrados marinhos em risco de extinção.

Os pescadores se queixam que a portaria traz prejuízo ao setor sem resultado efetivo na proteção ambiental. Na prática, as embarcações não podem desembarcar o pescado proibido, mas continuam capturando as espécies em meio a outros alvos de captura. A frota de arrasto, por exemplo, estaria descartando 156 toneladas de pescado ilegal por dia.

Nesta quarta-feira (26), o Ministro Chefe da Casa Civil Eliseu Padilha, afirmou que uma nova portaria será publicada hoje (27),  com a liberação da pesca de todas as espécies até que o Ministério do Meio Ambiente realize um estudo mais detalhado sobre o risco de extinção dos animais marinhos.

Compartilhar
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”