Pacientes com maiores chances de sobrevivência terão prioridade nas UTIs de Blumenau

Foto: Divulgação/Prefeitura de Blumenau

Considerando o aumento expressivo das demandas por leitos de enfermaria e UTI e a escassez de recursos para tratamento de pacientes Covid-19, os hospitais Santa Catarina, Santa Isabel e Santo Antônio iniciaram os testes de um protocolo de triagem para alocação adequada de insumos como oxigênio, ventilação mecânica e medicamentos, priorizando os recursos em esgotamento para pacientes com prognóstico de vida maior. Após os testes, os hospitais começam a aplicar o protocolo a partir da falta de recursos, seguindo os critérios estabelecidos no protocolo para sua ativação.

O protocolo, comunicado à Secretaria municipal de Saúde de Blumenau na última segunda-feira (15) estabelece critérios para utilização das UTIs e enfermaria e é uma forma de qualificar ainda mais o atendimento, garantindo a prioridade de acordo com os critérios de avaliação técnica. Todos os pacientes serão atendidos, mas os recursos para tratamento da Covid-19 serão alocados aos pacientes com maior benefício com os recursos disponíveis caso haja esgotamento dos insumos hospitalares. Reafirmamos que de nada adianta abrir mais leitos sem que haja profissionais capacitados para o atendimento, bem como equipamentos e insumos.

Cabe ressaltar que os critérios são recomendação da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE), da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) e da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP). Além disso, todos hospitais foram capacitados pelo Estado para o atendimento a partir dos critérios do protocolo.

Em nota, os hospitais Santa Catarina, Santa Isabel e Santo Antônio informaram que seguem trabalhando de forma incansável para atender aos pacientes que procuram nossas unidades em busca de tratamento para Covid-19 e outras doenças, conforme a especialidade de cada instituição. “Contamos com o auxílio da Prefeitura de Blumenau nas contratações para ativação das UTIs, nas testagens, nas medidas de isolamento social e monitoramento, mas precisamos que a comunidade faça sua parte! Chegamos em ponto crítico, que nos leva a tomar decisões difíceis para o tratamento da Covid-19”.

O comunicado segue: “Cabe ressaltar que os hospitais seguem atendendo a população e orientamos que só procurem as nossas unidades em caso de urgência e emergência. Pacientes com sintomas leves devem procurar o Atendimento Rápido Covid nos Ambulatórios Gerais da cidade ou na Vila Germânica. Precisamos que todos façam sua parte para vencer essa batalha contra a Covid-19. Sem cuidados individuais, não vamos conseguir!”.

Compartilhar
“O espaço para a participação dos ouvintes internautas no site da Rádio Nereu Ramos, tem como missão principal promover o debate dos assuntos de interesse da sociedade e que são abordados pelo jornalismo da emissora.
Comentários que contenham palavrões, ataques e ameaças pessoais ou que incentivem a violência, discriminação ou ódio contra uma pessoa ou grupo de pessoas devido à religião, raça, origem ou ideologia política, serão sumariamente excluídos.
Também não serão permitidas postagens com conteúdo comercial. Ofertas de produtos são proibidas, assim como publicar endereço de sites que façam vendas online e banner publicitários.
A responsabilidade civil e penal sobre o conteúdo publicado é do autor do conteúdo enviado para o site da emissora.”