A ONG Opção de Vida, responsável pela administração dos Casep de Blumenau, divulgou através de nota à Rádio Nereu Ramos, que os funcionários da unidade do município vão entrar em greve por tempo indeterminado a partir da segunda-feira, dia 20. No comunicado, a organização também desmente os dizeres de um funcionário do Casep que afirmou receber ameaças de suspensão e demissão caso houvesse a paralisação.
A nota divulgada pela ONG diz que:
“Em reunião foi informado aos funcionários que, antes da greve estar formalizada e decorrida as 72 horas previstas em lei, qualquer movimento de greve seria ilegal e passível de advertências. Essa informação, em momento nenhum teve o teor de ameaça. O objetivo foi sempre proteger ao máximo os direitos dos funcionários e, para tanto, essa orientação se fazia necessária. Se existe uma determinação0 legal a respeito do direito de greve, esta deve ser cumprida em sua totalidade, legitimando os envolvidos (…) O funcionário ouvido por este veículo estava presente na reunião realizada no dia 14/04/2015 e, em razão da sua insatisfação fez declarações errôneas, que não condizem com a verdade”.
A greve é motivada por um atraso no pagamento dos vencimentos do mês de abril. A paralisação será a segunda no ano em quatro meses. Em março, os trabalhadores fizeram uma greve pela falta do pagamento de dois meses de salários.